Sair de férias e ter a oportunidade de conhecer novos lugares é algo gratificante, não é mesmo? Imagina então viajar para região centro-oeste do país e ainda ter a oportunidade de fazer turismo em Brasília? De certo, sua ida à capital do país vai enriquecer sua bagagem cultural e fará com que você desfrute de passeios maravilhosos.

Para entender melhor sobre o que espera por você ao fazer turismo por lá, preparamos este post. Nele, você confere um pouco da história da capital Federal e ainda sobre alguns dos principais pontos turísticos da cidade. Vamos começar?

História de Brasília

A história da cidade se diferencia das demais de nosso país por ter sido totalmente planejada e por ser apontada como um Patrimônio Mundial pela Unesco. Os responsáveis pela idealização do projeto de construção de Brasília foram o arquiteto Oscar Niemeyer e o urbanista Lúcio Costa.

Apesar de ter sido uma ideia bem antiga, de outros governantes, de levar a capital brasileira para longe do litoral, nada tinha sido feito ainda. Foi então que cumprindo uma promessa de campanha, o presidente JK inaugura Brasília em 21 de abril de 1960. Dessa forma, o município desponta no cenário mundial como a maior cidade construída no século XX.

Principais pontos turísticos da cidade

Além da história de sua construção, o distrito federal proporciona aos seus visitantes belos monumentos construídos por Niemeyer e Costa. Para entender ainda melhor sobre esses importantes pontos turísticos, confira abaixo a lista que preparamos!

Congresso Nacional

O Congresso Nacional é considerado como um dos principais cartões-postais de Brasília. O monumento construído por Niemeyer abrigam as Câmaras do Senado e a dos Deputados. Vale muito a pena visitar o local que é guiado e que fica na Praça dos 3 Poderes. É possível ainda conhecer:

  • o museu Itamar Franco com os móveis do antigo Senado que funcionou no Rio de Janeiro;
  • os salões Negro, Nobre e Verde;
  • os plenários do Senado e da Câmara dos Deputados.

Catedral de Brasília

Certamente, outro monumento que fascina quem faz turismo em Brasília é a Catedral da cidade. A igreja que em seu interior tem o teto formado por lindos vitrais coloridos e com a escultura de três anjos suspensos por cabo de aço, surpreende os visitantes.

Há também com que se admirar com a incrível arquitetura exterior da igreja. O projeto realizado por Niemeyer traz um formato inovador de semiarcos que lembram a posição das mãos quando fazem uma oração. Para visitação, você deve ir até a Esplanada dos Ministérios, lote 12.

Palácio do Planalto

Ainda na Praça dos Três Poderes, você tem a oportunidade de conhecer o local onde o Presidente da República governa o Brasil. É possível também aos visitantes conferir uma biblioteca com mais de 32 mil exemplares e ainda:

  • ver a troca de guardas na rampa que ocorre a cada 2 horas;
  • cerimônia de abaixar a bandeira que tem a apresentação de bandas, sempre no fim de tarde.

Parque da Cidade Sarah Kubitschek

Uma outra dica para você conferir é visitar o parque da cidade que leva o nome da esposa de Juscelino Kubitschek. Localizado no Eixo Monumental Sul, ele proporciona aos turistas e moradores momentos de descontração por ter:

  • quadras de basquete e vôlei;
  • parque de diversões;
  • pistas de corridas e para caminhadas;
  • quiosques.

Por fim, vale destacar ainda que existem outros 28 pontos importantes para o turismo em Brasília. No entanto, apesar de serem próximos os locais, não é aconselhável visitá-los a pé, pelo fato da cidade ser plana. Para isso, o recomendável é fazer um city tour pelos locais.

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre Brasília, entre em nosso site e conheça mais sobre nossos serviços. Queremos ajudar você a ter um passeio exclusivo e inesquecível pela Capital Federal. Esperamos por você!