Conhecido como uma das sete maravilhas de Brasília, o Templo da Boa Vontade completou 30 anos em 2019. Fundado em 21 de outubro de 1989, pelo Diretor-Presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), José de Paiva Netto. O Templo, é um dos monumentos mais visitados da capital federal, e recebe diariamente peregrinos de todas as partes do país e do mundo.

A arquitetura do Templo foi desenvolvido em forma de uma pirâmide, de sete faces, com 21 metros de altura e 28 de diâmetro. No ponto mais alto da pirâmide encontra-se o maior cristal puro do mundo (aproximadamente 21 quilos).

O Templo da Boa Vontade singulariza pioneiramente o ideal de promover o Ecumenismo sem restrições, tendo como supremo objetivo confraternizar Seres Terrestres e Celestes de todas as etnias, filosofias, credos religiosos e políticos, e ainda ateus e materialistas.

Desde sua inauguração, o Templo da Boa Vontade mantém, as portas abertas a todas as pessoas interessadas em usufruir de sua ambiência de tranquilidade e de seu ideal ecumênico.

Em forma de pirâmide, o Templo da Boa Vontade chama bastante atenção de peregrinos e turistas de várias partes do mundo. São sete faces, revestidas em mármore branco, em plena capital do Brasil. Entretanto, o interior do monumento é o que mais fascina: o local propicia a autorreflexão e a paz.  Aclamado como uma das Sete Maravilhas de Brasília, o Templo da Boa Vontade segundo dados da Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal é o mais visitado da capital brasileira, recebendo anualmente mais de um milhão de pessoas.

Conhecido por ser um local de meditação, oração e reflexão, saiba porque

O templo é um espaço ecumênico e democrático de espiritualidade, cultura, arte e história. O monumento abriga ambientes diversos voltados ao encontro da paz interior e do fortalecimento da Fé.

Logo na entrada, a Nave do Templo. O piso foi construído em granito e desenhado em espiral,  onde o visitante faz a sua caminhada e recebe as energias de um cristal puro, localizado no pináculo da Pirâmide de sete faces.

A cultura, o misticismo, a religiosidade e a história do Egito também estão representadas no Templo. O fascínio dessa civilização bem à frente de seu tempo e que acreditava na imortalidade da alma pode ser vista em cada detalhe nas obras, nos objetos, nas pinturas e na decoração. O visitante percorre todo o ambiente descalço ou com pantufas específicas e em silêncio, pois o ambiente remete à meditação.

Saiba tudo sobre o interior do templo da boa vontade

Galeria de Arte

Um dos maiores centros culturais de Brasília, possui mais de 570 m², e possui em seu acervo obras de autores internacionalmente renomados, entre eles: Athos Bulcão, Concessa Colaço, Chico Metamorfoses, Roberto Moriconi, Zanini, Di Cavalcanti, Iberê Camargo, Djanira, Volpi, Portinari e Tarsila do Amaral, e ainda abriga mostras itinerantes, concertos, recitais e lançamentos de livros.

Conheça a Sala Egípcia

Com uma impressionante decoração, o espaço é uma homenagem ao Antigo Egito, civilização que se estabeleceu de forma marcante no mundo, há quase cinco mil anos. Uma nação exuberante, que acreditava na imortalidade da Alma. Para muitos peregrinos, quem nela entra imerge em um ambiente mais elevado.

Nave

Principal ambiente de meditação, o piso em espiral convida os visitantes a percorrer uma faixa de cor escura e outra de cor clara. No meio do trajeto, vê-se a considerada maior pedra de cristal puro do mundo, que emana energias positivas. A caminhada simboliza a busca do ser humano por um ponto de equilíbrio.

Fonte Sagrada

É também um lugar muito prestigiado pelos peregrinos por causa de sua água. Esse líquido precioso percorre diversos filtros, atravessa a Nave do LBV, passando sob o Cristal Sagrado, até jorrar na fonte.

Mandala

É uma belíssima obra de arte feita de cristal de rocha com interferência no mármore, em dois planos é também muito procurada por peregrinos e turistas que estendem as mãos em direção ao majestoso painel com o objetivo de fortalecer o Espírito e renovar as energias.

Principais obras do centro de cultura do Templo

Memorial Alziro Zarur, que retrata objetos históricos da vida do radialista e idealizador do monumento, como o microfone que usava na época de ouro do rádio brasileiro.

Memorial José de Paiva Netto (construtor do monumento), onde podem ver objetos doados por delegações internacionais, como um elefante em madeira e um relógio feito à mão com peças de mármore e folhas de ouro puro, presentes do primeiro-ministro da Índia, dr. Manmohan Singh, e de sua esposa, Gursharan Kaur. Além disso, vídeos e fotos registram os momentos marcantes da construção do Templo da Boa Vontade.

A Conquista, do pintor alagoano Sátyro Marques;

Peixes na madeira, de Athos Bulcão;

Intervenção na árvore, escultura de Moricone;

A Face de Jesus, de Chico Metamorfose;

Mandala, uma criação da artista plástica alemã Ula Haensell;

Escultura francesa de Jesus, localizada ao lado da Fonte Sagrada, feita em bronze, do século 18; Maternidade, do ator Guilherme Karan, entre muitas outras.

E, por fim, o Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica, conhecido como ParlaMundi da Legião da Boa Vontade.

O prédio anexo ao Templo possui auditórios amplos e tem o objetivo de ser um espaço democrático às ideias e ser um fórum ecumênico para o entendimento dos povos. Realiza eventos importantes nacionais e internacionais. A decoração também chama a atenção pela delicadeza e riqueza dos detalhes. No ParlaMundi também está localizada a Ala dos Estudantes, um espaço aberto ao conhecimento e que os jovens da capital realizam seus estudos, principalmente focados nos concursos públicos.

Como faço para me programar?

O Templo da Boa Vontade fica aberto ao público durante 24 horas e a entrada é gratuita. Os anexos funcionam entre 8h e 20h. Algumas alas cobram taxas à parte, é importante verificar antes. Além disso, é proibida a entrada de pessoas trajando bermuda, short e saias. O endereço completo do Templo da Boa Vontade é Endereço: SGAS 915, Asa Sul – Lotes 75 e 76 – Brasília / Distrito Federal. Fica próximo ao aeroporto de Brasília.

Telefone do templo da boa vontade, LBV: 61 3245-1070.

Gostou deste post? Leia agora sobre onde fazer um tour sobre as igrejas de Brasília. Mas se estiver procurando por um guia turístico em Brasília, clique aqui!