Se engana quem acha que Brasília só abriga o Congresso ou o Palácio do Planalto. A cidade possui muitos outros atrativos que fazem da sua viagem inesquecível. Neste artigo, vamos dizer por que você deve colocar Brasília na sua próxima lista de viagens e ajudá-lo a montar um roteiro de fim de semana em Brasília que é cheia de história e beleza.

Brasília foi uma cidade planejada e teve a sua inauguração como capital do Brasil em 1960. Com sua arquitetura construída em um conceito branco e moderno,  nos moldes do arquiteto Oscar Niemeyer, a cidade possui o equilíbrio perfeito entre monumentos contemporâneos e natureza exuberante. Com muitas praças, parques e museus, a cidade é o destino ideal para uma viagem de final de semana, ou até mesmo um bate e volta. Seja com a família, amigos ou até sozinho.

Quando ir?

O clima é um fator muito importante para escolher a melhor época para visitar Brasília e para aproveitar a cidade ao máximo, já que a cidade é definida basicamente em dois climas: o clima seco ou clima chuvoso. A melhor época para conhecer Brasília vai de abril a junho, que é quando a cidade ainda está verde e úmida por conta das chuvas recentes, mas a fase de secura extrema ainda não chegou, que é de agosto a outubro.

Em julho, as chuvas já se tornam bem menos frequentes, e se você não está acostumado, pode acabar sofrendo um pouco com lábios ressecados e pressão baixa por conta da baixa umidade. No entanto, o pôr do sol nessa época do ano já se torna um espetáculo, com cores que variam de amarelo/laranja ao lilás/roxo!

Como chegar?

Brasília tem localização privilegiada e de fácil acesso, o que facilita muito o turismo. Seja por transporte aéreo ou terrestre, as disponibilidade de voos até a capital são altas e há inúmeras rotas para se chegar até lá. Se você for de avião ou ônibus, o aeroporto internacional e a rodoviária interestadual fazem ligação com praticamente todas as regiões do Brasil. Já se o deslocamento for feito de carro, a cidade possui quatro vias de acesso principais, que são as BR 040, BR 060, BR 020 e BR 070.

Agora que você já sabe quando ir e como chegar, confira as dicas de passeios incríveis em um roteiro de fim de semana em Brasília que preparamos para você.

Dia 1 em Brasília

Caso você chegue na sexta, pode reservar o dia para fazer um tour gastronômico, afinal, Brasília é o terceiro maior polo gastronômico do país e um convite aos amantes da boa comida. Por conta do alto número de embaixadas na cidade, a gastronomia é bem diversificada e consegue atender todos os seus desejos, seja com pratos típicos das regiões do Brasil ou de outros países. Mas se você procura uma culinária local, aposte no Restaurante Xique-Xique e terá a chance de experimentar a melhor carne de sol da cidade como é conhecida. Há também os shoppings que possuem boas atrações e infraestrutura. Seja no Iguatemi, no ParkShopping ou na Casa Park, você encontra bons restaurantes e para todos os gostos e bolsos.

No sábado, você pode começar o dia no Pontão do lago sul, Orla do lago Paranoá, um lago artificial formado pelo represamento do rio de mesmo nome, o Rio Paranoá. É um lugar muito frequentado por veleiros e surfistas stand-ups. Lá você encontra um calçadão para caminhada, bares e restaurante conhecidos, como o nordestino Manzuá e o Japa Soho. Caso seu desejo seja um passeio de barco pelo lago, existem os catamarãs Mar de Brasília que fazem um percurso pelo lago nas tardes de sábado e domingo. O trajeto passa pelos fundos do Palácio da Alvorada, lugar onde se localiza o Palácio do Jaburu, que é a residência do vice-presidente. O passeio chega próximo a Capela Ermida Dom Bosco e a famosa Ponte JK, ótimo para tirar fotos e apreciar a paisagem.

É possível seguir o passeio em direção a Monumento da Torre de TV e passar o fim de tarde lá, conhecido como um dos melhores pontos para apreciar o pôr do sol. Além de ter uma visão do alto de toda a cidade do alto. De quase mesmo nome, também vale visitar um outro mirante, a Torre de TV Digital. Próximo ao Monumento da Torre de TV ocorre a Feira da Torre, com pratos típicos, artesanatos, vestimentas, e atrações. É o lugar perfeito para comprar aquele souvenir para você ou uma lembrancinha para os amigos e família.

Dia 2 em Brasília

No segundo dia do roteiro de fim de semana em Brasília, aposte em conhecer o cenário político da capital. Brasília abriga, por ser capital, a sede dos três poderes da República (executivo, legislativo e judiciário) e 127 embaixadas estrangeiras.

Você pode começar o tour pela visita ao Estádio Mané Garrincha, a visita é gratuita e acontece entre às 9h e 11h30. Depois pode seguir para a Catedral de Brasília, Museu Nacional e Biblioteca Nacional.

Depois pode seguir em direção ao Eixo Monumental, a principal Avenida do Plano Piloto, e seguir até ao Palácio do Congresso Nacional, lá é possível assistir um trecho da sessão parlamentar. A visita é gratuita, com duração de 50 minutos e acontece todos os dias. De sexta a segunda não é preciso agendar, basta ir ao saguão do Congresso e seguir com o tour.

Passando pelo Palácio do Congresso, siga para o Palácio do Itamaraty, que além de arquitetura moderna, possui o Jardim Suspenso projetado por Burle Marx.

Brasília possui muitas atrações e que podem ser agrupadas de diversas maneiras, por ter muitos pontos turísticos próximos, é possível visitar vários locais de uma só vez.

Caso saia na cidade apenas no domingo à noite, vale a pena colocar o Catetinho no roteiro, fica a 30 km do Plano Piloto, mas é um museu que guarda instalações da residência do ex-presidente Juscelino Kubitschek durante a construção de Brasília.

A cidade é marcada por história, urbanismo e arquitetura que faz jus a capital. Um final de semana pode ser suficiente para você desfrutar de todos as belezas da cidade, mas certamente terá vontade de voltar. Depois desse roteiro de fim de semana em Brasília, já marcou a sua próxima viagem com tour exclusivo? Reserve agora!