Converse com os turistas e moradores da cidade sobre quando viajar para Brasília que a maioria vai afirmar não haver melhor ou pior época. Essa escolha depende mais das suas intenções no momento e preferências quanto ao clima. Por isso, é preciso ter um conhecimento prévio da cidade em cada época do ano. Dessa forma, você realiza uma triagem e pode aproveitar o passeio da melhor maneira.

Ficou interessado em saber as principais atrações turísticas, características do clima e temperatura da cidade? Separamos para você todas essas informações. Confira!

Clima e temperatura

A cidade é quente durante o ano inteiro, já que possui um clima tropical. A variação da temperatura fica em torno de 18° e 28°. Durante o inverno, a cidade esfria um pouco, mas nada que um casaco não resolva.

Estações secas e chuvosas

Outra característica da cidade é que as estações são bem definidas, como o período de chuvas e o de secas. O primeiro ocorre entre outubro e abril e costuma chover por vários dias seguidos, com presença de ventos, raios e, às vezes, granizo. É uma época mais viável para quem sofre com a umidade baixa e aqueles que gostam de apreciar o verde que toma conta do lugar.

Já no período de seca — que ocorre entre maio e setembro — a umidade fica em torno de 17% ou abaixo disso. Isso porque as chuvas diminuíram e a temperatura está bem mais amena e fácil de lidar.

Como já foi mencionado, há coisas interessantes para fazer na cidade o ano inteiro, e mesmo que em algumas épocas, como em julho que a umidade está baixa e pode incomodar alguns turistas que se descuidarem na hidratação, é possível ver um dos mais belos pôr do sol. Já em setembro, mesmo com o calor durante o dia e o frio a noite, aparecem os ipês amarelos que florescem com toda a força.

Coisas para fazer quando viajar para Brasília

O pôr do sol é uma das atrações mais mencionadas por quem já visitou a cidade. Por exemplo:

  • a Praça do Cruzeiro, bastante indicado para apreciar a lua cheia;
  • o Pontão do Lago Sul, fechar o fim de tarde aproveitando as opções gastronômicas, o lago e os jardins;
  • a Ermida Dom Bosco, uma capela que presenteia os visitantes com a vista do Congresso, Banco Central e os Ministérios.

Nos períodos de frio, é possível aproveitar de forma mais intensa a culinária local, como o raclette, um prato que se assemelha a culinária parisiense, ou o café mais fofo e escondidinho na cidade — segundos alguns visitantes — o Quintal f508.

Deixe de lado o desânimo provocado pelos escândalos políticos que envolvem a cidade, escolha a melhor época de quando viajar para Brasília e se abra a oportunidade de conhecer a cidade que foi totalmente projetada para ser referência na arquitetura, possui vários títulos como o Patrimônio Cultural da Humanidade e tem uma ponte que já foi considerada a mais bonita do mundo.

E aí, gostou do conteúdo do post? Então siga a nossa página no Facebook e receba todas as nossas atualizações diretamente no seu feed de notícias!