Muita gente acredita que não precisa de um guia de turismo e que, sem ele, a viagem pode ser até melhor, já que há a sensação de mais liberdade. Ledo engano! Afinal, esses profissionais são capacitados para entreter e informar tudo o que o turista precisar saber durante a viagem.

Inclusive, a profissão é regulamentada pela Lei Federal 8.623/93, e o profissional é capacitado por meio de cursos habilitados pelo Ministério do Turismo. As empresas sérias também realizam uma triagem para selecionar os melhores e mais atualizados com o que acontece na cidade e que melhor se adequam ao perfil dos clientes.

Quer saber mais sobre o que o guia de turismo pode oferecer? Então continue a leitura!

Praticidade

A principal vantagem de viajar com o guia de turismo é a praticidade, seja em grupo, seja em passeio privado. Isso porque o profissional faz todas as orientações importantes, recomendando restaurantes, casas de câmbio, atrações etc. Como eles já têm experiência em lidar com turistas (no conhecendo Brasília os nossos guias possuem no mínimo 20 anos de experiência), conseguem entender melhor as necessidades de cada um.

Além disso, alguns circuitos de turismo oferecem serviços que buscam do aeroporto até o hotel, e depois levam ao roteiro programado. Isso evita possíveis frustrações, como se perder na cidade ou ir parar na hospedagem errada.

Segurança

Ao evitar os possíveis imprevistos durante uma viagem, você fica mais seguro e pode curtir a viagem com tranquilidade, sem pensar a todo o momento que pode estar indo para um lugar errado, perigoso, ou mesmo em perder a hora de alguma atração.

Se é a sua primeira vez viajando para determinado destino, o guia de turismo pode ser ainda mais necessário para que você não corra riscos de se perder ou de ir nos horários inadequados para visitação!

Informação – guia de turismo

O guia de turismo deve levar você para os lugares mais interessantes, não apenas de acordo com os critérios dele, mas também pelas experiências, relatos oferecidos por outros turistas com quem ele já trabalhou, selecionando os passeios conforme o perfil do cliente. Outra vantagem é que o guia sabe quais são os pontos históricos e horários adequados de visitação de cada lugar.

Além disso, ele tem conhecimento profundo sobre os locais escolhidos para a viagem, podendo informar sobre história, curiosidades e as melhores atrações, tudo isso com um melhor aproveitamento de tempo, se você optar por um tour exclusivo!

Cultura

Quem não deseja fazer uma viagem divertida, mas que também seja fonte de conhecimento, não é mesmo?

Um guia pode ajudá-lo a ver detalhes em alguma propriedade que, sem o seu acompanhamento, poderiam passar despercebidos. Lembre-se que este profissional estudou a história da região e pode dar-lhe muito enriquecimento cultural, tornando a viagem mais interessante e relevante! 

Como você pode ver, optar por um guia de turismo é uma ótima alternativa. Então, se você quer ter novas experiências e conhecer todos os detalhes de um lugar, você já sabe o que fazer, certo? Existem também roteiros personalizados , com guias que funcionam de acordo com a disponibilidade e necessidade do visitante, sem que você tenha que se preocupar. Além disso, eles se adaptam em casos de longo trânsito, interdição ou demonstração!

Você gostou do conteúdo? Você poderia entender como um guia turístico pode ajudá-lo? Então aproveite e compartilhe este post nas redes sociais e ajude seus amigos a também aprenderem mais sobre as vantagens deste profissional!