Os melhores passeios em Brasília são bem diversos e, por isso, vale a pena montar um roteiro para conhecer a cidade, que, entre muitas curiosidades, tem o formato de um avião.

Pensada, planejada e construída para ser a nova capital do Brasil, em 1960, Brasília é sempre muito relacionada somente à política.

Mas a cidade tem seus atrativos turísticos – seja pelas inúmeras e lindíssimas construções projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com seus formatos bem diferentes, pelos parques com áreas verdes e locais de lazer, pelos programas culturais, pelas belezas naturais como o Lago Paranoá, e até mesmo pela possibilidade de conhecer por dentro os edifícios onde funcionam setores importantes da política nacional.

Nos acompanhe e conheça os locais mais visitados da Capital e experiências diferenciadas que existem para se curtir em Brasília.

Locais mais visitados em Brasília

Praça dos 3 Poderes

É onde estão localizados os prédios onde funcionam o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, daí o nome. A praça é bem ampla, mas é apenas um espaço aberto sem árvores, jardins ou bancos, diferente de outras praças. Tem algumas estátuas, a mais famosa é a que se chama “Dois Candangos”, que acabou se tornando um dos símbolos de Brasília. Tem também o mastro onde fica maior bandeira hasteada do mundo, outros monumentos e curiosidades

Lago Paranoá

O lago é artificial, mas bem grande e um dos espaços de lazer da capital federal. Ao redor, em diferentes pontos, há restaurantes, bares, clubes, casas de festa, até mesmo hotéis, sendo a vista para o lago um atrativo de todos os estabelecimentos. Nas águas, muita gente pratica esportes como canoagem, remo, stand-up paddle, entre outros. Também dá para fazer passeios de barco pelo lago e ver alguns pontos de Brasília de um ângulo diferente.

Museu do Catetinho

Primeira residência oficial de Juscelino Kubitscheck na época em que Brasília estava sendo construída, hoje funciona como um museu. O projeto é de Niemeyer, mas, ao contrário das demais obras dele, essa construção é bem simples, feita de madeira, em um lugar que ficava perto do alojamento dos trabalhadores que estavam fazendo as obras da cidade. Mantém os móveis originais, alguns objetos e fotografias e é realizada visita guiada teatralizada. O nome Catetinho foi dado porque, antes, quando a capital brasileira era o Rio de Janeiro, a residência presidencial era o Palácio do Catete.

Congresso nacional

O prédio que abriga a Câmara dos Deputados e o Senado Federal é um marco arquitetônico da Capital da República e está de portas abertas para receber visitantes interessados em conhecer um pouco mais sobre o Poder legislativo brasileiro.

Neste palácio, deputados e senadores, representantes eleitos do povo e dos estados, dedicam-se a discutir e elaborar leis, a fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo, a aprovar o Orçamento da União, entre outras atribuições de fundamental importância para o Brasil.

A visitação ao Congresso Nacional é gratuita e acontece de forma integrada entre o Senado Federal e a Câmara dos Deputados. Mediadores de ambas as Casas se revezam na condução dos grupos.

Complexo de Torre de TV de Brasília

O Complexo é composto pela torre de transmissão de rádio e TV, pela Fonte Luminosa e pela Feira de Artesanato.

A Torre com 224 metros de altura foi projetada por Lucio Costa que combinou o concreto, característica de Brasília, com uma estrutura metálica em referência a Torre Eiffel em Paris.

No mirante, localizado a 75 metros do solo, podemos ter um vista panorâmica da cidade e observar a Esplanada dos Ministérios, os Setores Hoteleiros Norte e Sul, o Estádio Nacional de Brasília, o Autódromo Nelson Piquet, assim como o Lago Paranoá e outras Regiões Administrativas.

Também do alto podemos admirar a beleza da Fonte Luminosa, uma das maiores da América Latina. São 3,5 milhões de litros d’água, 28 alto-falantes, 21 taças automáticas, dois conjuntos de jatos, uma grande palmeira d’água iluminada e um gêiser que pode lançar água até a 50 metros de altura.

À noite a Fonte mostra seu show de cores e movimentos, é um dos melhores passeios em Brasília.

A Feira de Artesanato completa o passeio, onde é possível encontrar comidas típicas de todas as Regiões do Brasil além de móveis, vestuário, bijuterias e arte em geral.

Visita ao STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) recebe cerca de 400 cidadãos por semana.

São turistas brasileiros e estrangeiros, estudantes e mesmo os moradores de Brasília, que visitam a sede do tribunal aos sábados e domingos durante o período de férias.

O que esse grupo tão diferenciado tem em comum é o interesse pelo funcionamento da Suprema Corte do país e pelos objetos históricos e de arte guardados no palácio projetado por um dos maiores mestres da arquitetura, Oscar Niemeyer.

Para atender esse interesse dos cidadãos de conhecer o Tribunal onde são tomadas decisões judiciais que refletem na vida de todos os brasileiros foi criado – há cerca de 10 anos – o projeto Portas Abertas do STF.

Pela iniciativa, todos os sábados, domingos e feriados, a Suprema Corte abre as portas de sua sede das 10h às 17h para que as pessoas não só visitem as instalações do palácio, mas tenham uma verdadeira aula de Judiciário e Constituição.

O passeio é gratuito e dura cerca de meia hora. São formados grupos de no máximo 30 pessoas, guiados por um servidor do Tribunal que presta informações aos visitantes.

Passeios em Brasília que proporcionam experiências diferenciadas na Capital da República

Cine drive-in

Inaugurado em 25 de agosto de 1973 o Cine Drive-in de Brasília atualmente é um dos únicos cinemas a céu aberto no Brasil.

Possui ótima localização, praticamente no centro da cidade de Brasília.

 É considerado o melhor equipado, pois possui seus 15 mil metros quadrados de área asfaltada, capaz de acomodar 400 veículos em seu estacionamento; e uma tela de concreto medindo 312 metros quadrados, sua projeção com moderno projetor Digital Barco.

O Cine Drive-in possui um transmissor de FM para transmitir o áudio do filme no rádio dos carros. Para os que não possuem som interno e só acender o farolete e solicitar orientação do atendente.

O Cine Drive-in conta também com atendimento de lanchonete realizado no veículo, ao ingressar no cinema você recebe um cardápio com o menu.

Um cinema que proporciona ver o filme e as estrelas!!

Passeio de Limousine

Brasília possui uma empresa que presta serviço de aluguel de Limousine. Oferecem um serviço diferenciado, através de um dos grandes símbolos de luxo da sociedade, sob os mais rigorosos critérios de segurança e confiabilidade.

Uma opção perfeita para quem deseja comemorar, de forma original e exclusiva, formaturas, aniversários, bodas de casamento, despedidas de solteiro, festas de quinze anos, ou qualquer outra celebração.

IFLY

A iFLY é uma empresa de paraquedismo indoor, ou seja, é um túnel de vento vertical que cria uma almofada de ar permitindo-lhe experimentar a sensação de queda livre sem ter que saltar de um avião.  

A empresa foi criada em 1998, inicialmente chamada SkyVenture, nos EUA e hoje conta com túneis em mais de 37 localidades ao redor do mundo, sendo uma delas em Brasília.

City tour Privativo

Viajar para a capital federal é uma forma bem divertida de conhecer mais a história do Brasil. Como nem sempre há tempo disponível para ver todos os lugares, é válido montar um bom roteiro. Afinal, a cidade é repleta de riquezas naturais e pontos turísticos e muitos turistas podem ficar em dúvida sobre o que fazer em Brasília.

Saiba que o Conhecendo Brasília disponibiliza excelentes passeios em Brasília, inclusive com tour exclusivos e personalizados conforme a sua vontade e tempo. Prefere um roteiro mais gastronômico, arquitetônico, cívico? Eles montam um perfeito para você!

Agora que você já conhece um pouco mais sobre alguns locais de Brasília comente conosco qual despertou mais sua atenção, qual você gostaria de conhecer? Nos acompanhe para ver mais conteúdos como esse!