Viajar para a capital federal é uma forma bem divertida de conhecer mais a história do Brasil. Como nem sempre há tempo disponível para ver todos os lugares, é válido montar um bom roteiro. Afinal, a cidade é repleta de riquezas naturais e pontos turísticos e muitos turistas podem ficar em dúvida sobre o que fazer em Brasília.

Com o objetivo de ajudar você a montar um cronograma para seu passeio na capital da República, preparamos este post. Aqui você confere um roteiro exclusivo para desfrutar dessa linda cidade planejada. Veja!

Principais locais para conhecer em Brasília

Quartel General do Exército e Setor Militar

Para começar o passeio, indicamos uma visita ao QG. O local é muito bem cuidado e o prédio apresenta uma bela arquitetura. Além disso, dá para aprender um pouco da história do nosso país e da Instituição Militar. A visita é guiada por profissionais qualificados e atenciosos.

Igreja Rainha da Paz

A célebre igreja é conhecida como a capela dos soldados. Apesar de ser uma construção pequena, o templo é bem aconchegante. Sua arquitetura moderna é rodeada por uma paisagem verde.

Praça do Cruzeiro

Já na Praça do Cruzeiro, você confere o marco da construção da cidade. No local está a cruz que indica a primeira missa realizada na região. É também o ponto mais alto da capital da República.

Memorial JK e Centro de Convenções

Ao chegar no Memorial JK você pode fazer uma parada para tirar fotos como recordação. Afinal, o Museu tem um rico acervo de pertences pessoais do famoso ex-líder do país e idealizador da Capital. Ali perto, já confere o famoso Centro de Convenções de Brasília. O espaço, também chamado de Ulysses Guimarães, é palco de diversos shows e apresentações artísticas na cidade.

Espaços esportivos

Passamos agora para a área esportiva da cidade. São estádios, ginásios e autódromos que levam nome de célebres pessoas. São exemplos:

  • Estádio Nacional Mané Garrincha;
  • Ginásio Nilson Nelson;
  • Autódromo Nelson Piquet.

Monumentos públicos e religiosos

Palácio do Buriti

Apesar de não ter visitação interna, ao redor do Palácio é possível contemplar uma praça bem preservada. O prédio é sede do governo distrital e conta com réplicas das estátuas das lobas romanas à frente do edifício.

Torre de TV, Feira da Torre e Fonte luminosa

A Torre de TV projetada por Lúcio Costa é um local ideal para ter a vista panorâmica da cidade. Isso porque há um mirante no topo da construção. Lembre-se de tirar lindas fotos da paisagem vista do alto. Para completar a visita no monumento, há uma fonte luminosa e uma feira de artesanato nos fins de semana.

Museu, Biblioteca e Teatro Nacional

O Museu Nacional foi fundado no dia do aniversário de 99 anos de Niemeyer. Um ponto turístico ideal para visitar e contemplar obras importantes do artista. Mostras de filmes, palestras e seminários também são apresentados no local.

Após a visita, vá também à Biblioteca Nacional e aproveite o grande número de livros disponíveis no local. Já no Teatro Nacional, junto com a área verde, o prédio chama a atenção por sua forma de pirâmide.

Catedral Metropolitana de Brasília

Uma das famosas construções da cidade, a Catedral Metropolitana atrai muitos turistas. A igreja é destaque não só pelo fator religioso, mas também pelo valor monumental. No pátio, as estátuas dos evangelistas recepcionam os visitantes. Por dentro, anjos de bronze pendurados no teto e vitrais coloridos completam a obra de Niemeyer.

Santuário Dom Bosco

Dando prosseguimento ao nosso roteiro de um dia, temos o Santuário Dom Bosco. A obra merece destaque entre as construções da cidade pelo estilo gótico da fachada. Por dentro, vitrais em tons de branco e azul representam o céu límpido do cerrado. Como se vê, a fé, a arte e a cultura fazem uma perfeita harmonia no local.

Prédios e pontos políticos importantes da Capital Federal

Esplanada dos Ministérios

Esplanada dos Ministérios é composta por 17 edifícios projetados por Oscar Niemeyer. Os prédios são dispostos em duas fileiras, sendo divididas por um imenso gramado. No espaço verde, são realizados eventos, shows e passeatas.

Outros locais também podem ser visitados, como:

  • Palácio do Itamaraty, ótima parada para tirar lindas fotos e ver de perto o lago artificial;
  • Palácio da Justiça, outra parada para fotos e apreciação do prédio.

Praça dos Três Poderes

Importante praça onde se concentram os três pilares da democracia do Brasil:

  • Executivo, onde fica o Palácio do Planalto;
  • Legislativo, com o Congresso Nacional;
  • Judiciário, local do Supremo Tribunal Federal.

Panteão da Pátria

Ainda na Praça dos Três Poderes, aproveite e conheça o Panteão da Pátria. O monumento faz referência aos heróis da nossa nação. Entre eles está a homenagem a Tiradentes e Tancredo Neves.

Espaço Lúcio Costa

O museu subterrâneo faz uma justa homenagem a um dos idealizadores da Capital, Lúcio Costa. Há um acervo que traz ao público a Maquete de Brasília e informações sobre a vida do urbanista. Vale frisar que o espaço foi construído por Oscar Niemeyer, no aniversário dos 90 anos de Costa.

Museu da Cidade

Quem visita esse museu sai repleto de conhecimentos históricos. Isso porque o patrimônio traz as etapas da construção de Brasília registradas em mármores.

Palácio da Alvorada

A residência oficial do Presidente da República é o Palácio da Alvorada. Junto ao edifício está o conjunto arquitetônico: o espelho d’água e uma capela. Completando o cenário, esculturas de Ceschiatti e de Maria Martins.

Uma curiosidade: o lago da entrada é uma espécie de poço dos desejos para quem visita o local. É só jogar uma moeda, fazer um desejo e torcer para que o pedido se realize.

Ponte JK

Inspirada em uma pedra saltando na água, a ponte é mais uma das grandiosas obras da cidade. Inaugurada no ano de 2002, recebeu o nome em homenagem ao ex-presidente JK. Além de ter sido considerada uma das mais bonitas pontes do mundo, ainda facilita o fluxo de carros pela região. Suas fotos ficarão incríveis nesse cenário maravilhoso!

Centro de Brasília

Para fechar o cronograma do passeio, passe pelo Centro da cidade e veja a zona residencial e comercial. É a oportunidade de fazer umas comprinhas e ver como é o dia a dia dos brasilienses.

Viu só como é possível saber o que fazer em Brasília e ainda aprender muito? Para ter uma experiência prazerosa, é importante ter o suporte de uma empresa de turismo especializada. Nós da Conhecendo Brasília levamos você por esses pontos turísticos importantes da cidade por meio de um serviço exclusivo.

Agora que já conferiu sobre o que fazer em Brasília em um dia, entre em contato conosco e garanta um tour privativo e exclusivo. De certo, seu passeio pela Capital Federal será inesquecível. Esperamos por você!