A Praça do Buriti oferece uma rica experiência histórica da cidade de Brasília. O espaço público recebeu esse nome em homenagem a uma palmeira que fica bem no centro do local. Essa árvore, buriti, é típica do Cerrado brasileiro.

Além da praça proporcionar descanso e lazer, também é um ótimo lugar para visitar outros pontos turísticos e ainda conhecer a gastronomia regional.

Para saber mais sobre o que você pode fazer na famosa Praça do Buriti, preparamos este post. Confira!

Pontos de visitação na Praça do Buriti

A Praça do Buriti é palco de grandes manifestações, ornamentada com canteiros de flores e grandes espelhos d’água. Próximo à sua localização ficam diversos prédios do Governo Federal. Muitos deles recebem turistas para contemplar as construções e ainda apreciar grandes monumentos históricos.

Palácio do Buriti

Projetada por Nauro Jorge Esteves, o prédio foi construído para ser a sede do Governo Distrital. No ano de 2008, o imóvel também serviu para ser a Sede Federal, enquanto havia obras no Palácio do Planalto. Vale a pena conhecer esse lindo monumento cultural brasiliense!

Réplica da Loba Romana

Localizado à frente do Palácio do Buriti, fica a réplica da Loba Romana. O monumento histórico foi dado como presente do governo italiano, no dia da inauguração da cidade de Brasília. Roma e a Capital Federal fazem aniversário de fundação no mesmo dia, 21 de abril.

Busto de Che Guevara

Construída em material robusto, de concreto e bronze, o busto de Ernesto Che Guevara encontra-se na parte interna do Palácio do Buriti. Para quem é fã de história, vale lembrar que o líder revolucionário visitou Brasília em 1961, durante o governo de Jânio Quadros.

Painel Sonhos, Realidade e Esperança

Ainda na área destinada à visitação do Palácio do Buriti, próxima ao busto de Che Guevara, fica o painel “Sonhos, Realidade e Esperança”. O mural criado pelo artista plástico Ruben Zevallos, desperta a atenção por contar a história de Brasília. A obra é dividida em 42 módulos de madeira, pintados em acrílico e óleo.

Para completar o passeio, veja alguns dos estabelecimentos próximos para almoçar, fazer um lanche ou terminar sua noite.

Restaurantes próximos à Praça do Buriti

Bar do Otávio

O bar oferece aos clientes um rico cardápio de comida nordestina. Além disso, é possível apreciar uma cerveja bem gelada, aperitivos e contar com ótimo atendimento.

Crocodillus Pizzaria

Caso queira saborear uma pizza, a dica é conferir o Crocodillus. O estabelecimento oferta aos consumidores um menu variado e atenciosos garçons. Um ambiente muito agradável, limpo e organizado para repor as energias após seu passeio.

Comida Mineira

Outra possibilidade de restaurante para fazer uma deliciosa refeição é o Comida Mineira. Variedades de pratos quentes e saladas ficam disponíveis para você saborear e sair do local satisfeito.

Por fim, vale lembrar ainda que para ter uma experiência inesquecível pela região da Praça do Buriti indicamos um tour privativo. Dessa forma, sua viagem pela Capital Federal será inesquecível.

Agora que você já acompanhou as nossas dicas de passeios e restaurantes próximos à Praça do Buriti, assine nossa newsletter. Você ficará muito bem informado com outros assuntos sobre a cidade de Brasília. Esperamos por você!