Rica em arquitetura modernista, a capital do país é uma cidade peculiar em todos os aspectos. Conheça neste post locais imperdíveis de Brasília.

Nossa Capital Federal foi a única cidade moderna do mundo até agora a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Está pensando em conhecer melhor Brasília e não sabe por onde começar? Saiba que a capital do país possui diversas opções de passeios turísticos para quem vai dar uma breve passada ou para você que vai permanecer mais tempo.

Existem diversos pacotes turísticos com tours gastronômicos, culturais, cívicos, arquitetônico e a possibilidade de montar um tour privativo personalizado conforme a sua necessidade.

Nos acompanhe e conheça locais imperdíveis da capital.

Congresso Nacional

Sede do Poder Legislativo Brasileiro, o Congresso Nacional foi projetado por Oscar Niemeyer e possui em seu interior, um vasto acervo cultural e paisagístico. Os 2 edifícios em forma de H tem 28 andares e abrigam atividades administrativas.

Na cúpula convexa se encontra o plenário da Câmara dos Deputados e na côncava, o do Senado Federal. Ao redor dos edifícios principais, encontram-se os anexos.

Visita externa: Livre.

Visita interna guiada: Todas as visitas no interior do Congresso são gratuitas, porém, com acompanhamento de um guia, e em algumas situações é necessário agendar.

Praça dos Três Poderes, Mastro da Bandeira, Espaço Lúcio Costa, Museu histórico de Brasília e Panteão da Pátria

Obra de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, a Praça dos Três Poderes é um espaço amplo (tem 120 x 220 m) que abriga as sedes dos três poderes: o Palácio do Planalto (poder Executivo), o Congresso (poder Legislativo) e o Supremo Tribunal Federal (poder Judiciário).

 Na praça há algumas esculturas: Os Dois Candangos (no centro dela), considerada um símbolo de Brasília; A Justiça (em frente ao STF); a cabeça de Juscelino Kubitscheck, (na fachada do Museu Histórico de Brasília); o Pombal; a Pira da Pátria; o Marco Brasília; e o Mastro da Bandeira, que tem a maior bandeira permanentemente hasteada do mundo.

O Museu da Cidade foi projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1960 para preservar os trabalhos relativos à história da construção de Brasília. Possui uma exposição permanente com inscrições históricas.

No subsolo da praça, próximo ao STF, se encontra o Espaço Lúcio Costa, que abriga a enorme Maquete de Brasília.

Visitação: de terça a domingo, das 9h às 18h. Entrada franca.

Ao lado da bandeira também se localiza o Panteão da Pátria, uma coleção permanente de obras que homenageiam os heróis nacionais.

Visitação: de terça a domingo, inclusive feriados, das 09h às 18h. Entrada franca.

Memorial dos Povos Indígenas

Construído em 1987, este projeto de Oscar Niemeyer em forma de espiral representa uma maloca redonda dos índios Yanomami. O espaço tem por objetivo mostrar a diversidade e a riqueza da cultura indígena, contando com um acervo de peças representativas de várias tribos.

Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; e sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h – Entrada franca

Museu do Catetinho

Estrutura de madeira com dois andares, foi a primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek em Brasília. O nome Catetinho se deu em referência ao Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, sede do governo federal antes da construção de Brasília.

Hoje funciona como museu e tem toda a mobília e objetos pessoais de JK do período da construção de Brasília.

Visitação: de terça a domingo das 9h às 17h – Entrada franca

Templo da Boa Vontade

O Templo da Boa Vontade (LBV), oferece ambientes propícios à meditação, oração e reflexão. Conta com vários espaços: a Nave, Sala Egípcia, Mandala, Fonte Sagrada, Memorial Paiva Netto, Salão Nobre e a Galeria de Arte, um Centro de Convenções, Restaurante, auditórios, salas diversas, biblioteca e Salão Nobre.

Visitação: livre

Planetário de Brasília

O Planetário de Brasília foi totalmente revitalizado depois de 16 anos fechado, agora conta com exposições, oficinas, aulas, exibições de filmes, biblioteca digital e três salas para reuniões e área de alimentação dentre outros.

Visitação: Horários das sessões:

Terça a Quinta: 11h – 16h – 19h

Sexta a Domingo: 14h00m – 15h15m – 16h30m

Entrada: 1kg de alimento não perecível

Museu da Caixa Econômica

Criado em 1980, o Conjunto Cultural da CAIXA foi criado com o objetivo de preservar a história da instituição e promover manifestações artísticas e culturais. Conta com mais de 5000 peças valiosas, como máquinas de escrever e cofres antigos, entre outras coisas relacionadas com a Caixa Econômica Federal.

Localização: SBS Qd. 04, Lt. 03 e 04, Conjunto Cultural

Lago Paranoá

O Lago Paranoá é um dos locais imperdíveis de Brasília e oferece diversas opções de lazer e tem o objetivo de aumentar a umidade da região que é bem seca.

Suas margens são repletas de restaurantes, shoppings, academias de ginástica, casas noturnas, clubes dentre outros, com destaque para o Pontão do Lago Sul.

Passeio de barco no Lago Paranoá

Existem várias opções de passeios de barco pelo Lago Paranoá, tanto pela manhã, quanto à tarde e até à noite. Os passeios passam por atrações naturais e pontos turísticos como o Palácio da Alvorada, a Ponte JK, o Parque Ecológico Ermida Dom Bosco e a Barragem do Paranoá. Também incluem banhos e mergulhos em partes do lago.

Pontão do Lago Sul

O Pontão do Lago Sul é o maior centro de entretenimento e lazer de Brasília, com uma bela visão para o Lago Paranoá e ótima estrutura de bares e restaurantes, onde se pode chegar de carro ou de lancha.

O Pontão é visitado por cerca de 200 mil pessoas por mês que frequentam seus restaurantes, bares, quiosques, parquinho para crianças, caixas eletrônicos, feiras, exposições, show, eventos esportivos, entre outros.

Horários de funcionamento:

Domingo a Terça – 07h a 00h

Quarta e Quinta – 07h a 01h

Sexta e Sábado – 07h a 02h

Jardim Zoológico de Brasília

Inaugurado em 1957, o Jardim Zoológico de Brasília foi criado antes mesmo da capital, ocupa uma área de 139,75 hectares e conta com 1.300 animais, e 300 espécies de animais do Brasil e do mundo, alguns em ameaça de extinção.

O Zoo conta com diversos viveiros e lagos artificiais, uma ótima dica de lazer para curtir com a família.

Visitação: de terça a domingo, das 09h às 17h.

Jardim Botânico de Brasília

O Jardim Botânico de Brasília conta com um ecossistema predominante de cerrado, com muitas plantas nativas e exóticas identificadas para os visitantes. Conta também com diversas espécies de animais e trilhas ecológicas com a opção de ir de carro ou a pé.

Visitação: De terça à domingo das 9h às 17h.

Parque da Cidade Sarah Kubitschek

O Parque da Cidade Sarah Kubitschek é o maior parque urbano de Brasília, com várias opções de entretenimento, como quadras de Vôlei, Futebol, Basquete, pista para corrida e caminhada, parque de diversões, quiosques, lago além de um pavilhão coberto para feiras e exposições.

Visitação: Aberto diariamente, das 5:00 às 00:00h – Entrada gratuita

Localização: Eixo Monumental Sul, S/N, Brasília

Água Mineral – Parque Nacional de Brasília

O Parque Ecológico Água Mineral conta com piscinas abastecidas com águas das nascentes do local. Tem áreas para piquenique, e trilhas ecológicas nos 30 mil hectares de extensão onde é possível conhecer mais a fauna e a flora do local.

A Água Mineral é um dos mais famosos e conhecidos parques ecológicos de Brasília. Atualmente possui duas unidades, uma ao lado da outra, conhecidas como a velha e a nova Água Mineral, porém todas em perfeito estado de uso. Confira!

Visitação: Diariamente das 8h às 16h.

Parque Olhos D’Água

O Olhos D’água é bastante frequentado por quem gosta de praticar esportes ao ar livre em contato com a natureza. Possui uma grande extensão de área verde, com pistas de corrida e caminhada, trilhas no bosque, um lago central e um pequeno riacho que corta o parque. O parque conta com segurança 24 horas.

Visitação: Das 6 as 19 horas – Entrada gratuita.

O que fazer em Brasília em um dia?

Pensando em quem não possui muito tempo disponível para conhecer a Capital o Conhecendo Brasília montou um roteiro para você conhecê-la em um dia.

Para começar o passeio, indicam uma visita ao Quartel General do Exército e Setor Militar, o local é muito bem cuidado e o prédio apresenta uma bela arquitetura. Além disso, dá para aprender um pouco da história do nosso país e da Instituição Militar. A visita é guiada por profissionais qualificados e atenciosos.

Seguindo, a visita passa por locais como:

Igreja Rainha da Paz

A célebre igreja é um dos locais imperdíveis de Brasília conhecida como a capela dos soldados. Apesar de ser uma construção pequena, o templo é bem aconchegante. Sua arquitetura moderna é rodeada por uma paisagem verde.

Praça do Cruzeiro

Já na Praça do Cruzeiro, você confere o marco da construção da cidade. No local está a cruz que indica a primeira missa realizada na região. É também o ponto mais alto da capital da República.

Memorial JK e Centro de Convenções

Ao chegar no Memorial JK você pode fazer uma parada para tirar fotos como recordação. Afinal, o Museu tem um rico acervo de pertences pessoais do famoso ex-líder do país e idealizador da Capital. Ali perto, já confere o famoso Centro de Convenções de Brasília. O espaço, também chamado de Ulysses Guimarães, é palco de diversos shows e apresentações artísticas na cidade.

Espaços esportivos

Passamos agora para a área esportiva da cidade. São estádios, ginásios e autódromos que levam nome de célebres pessoas. São exemplos:

Estádio Nacional de Brasília – Mané Garrincha

Também conhecido como Mané Garrincha e um dos locais imperdíveis de Brasília, o Estádio Nacional de Brasília foi todo reconstruído para Copa do Brasil 2014, no local do antigo estádio de 1974. Com capacidade para 71.400 pessoas, o estádio possui um design diferenciado, com 288 colunas de concreto aparentes em sua parte externa e sua cobertura convexa.

O estádio é o principal componente do Complexo Poliesportivo Ayrton Senna, que engloba também o Ginásio de Esportes Nilson Nelson e o Autódromo Internacional de Brasília Nelson Piquet.

Monumentos públicos e religiosos

Palácio do Buriti

Apesar de não ter visitação interna, ao redor do Palácio é possível contemplar a praça do buriti, bem preservada. O prédio é sede do governo distrital e conta com réplicas das estátuas das lobas romanas à frente do edifício.

Torre de TV, Feira da Torre e Fonte luminosa

A Torre de TV é um dos locais imperdíveis de Brasília, projetada por Lúcio Costa é um local ideal para ter a vista panorâmica da cidade. Isso porque há um mirante no topo da construção. Lembre-se de tirar lindas fotos da paisagem vista do alto. Para completar a visita no monumento, há uma fonte luminosa e uma feira de artesanato nos fins de semana.

Museu, Biblioteca e Teatro Nacional

O Museu Nacional foi fundado no dia do aniversário de 99 anos de Niemeyer. Um ponto turístico ideal para visitar e contemplar obras importantes do artista. Mostras de filmes, palestras e seminários também são apresentados no local.

Após a visita, vá também à Biblioteca Nacional e aproveite o grande número de livros disponíveis no local. Já no Teatro Nacional, junto com a área verde, o prédio chama a atenção por sua forma de pirâmide.

Catedral Metropolitana de Brasília

Uma das famosas construções da cidade, a Catedral Metropolitana atrai muitos turistas. A igreja é destaque não só pelo fator religioso, mas também pelo valor monumental. No pátio, as estátuas dos evangelistas recepcionam os visitantes. Por dentro, anjos de bronze pendurados no teto e vitrais coloridos completam a obra de Niemeyer.

Santuário Dom Bosco

Dando prosseguimento ao nosso roteiro de um dia nos locais imperdíveis de Brasília, temos o Santuário Dom Bosco. A obra merece destaque entre as construções da cidade pelo estilo gótico da fachada. Por dentro, vitrais em tons de branco e azul representam o céu límpido do cerrado. Como se vê, a fé, a arte e a cultura fazem uma perfeita harmonia no local.

Prédios e pontos políticos importantes da Capital Federal

Esplanada dos Ministérios

A Esplanada dos Ministérios é composta por 17 edifícios projetados por Oscar Niemeyer. Os prédios são dispostos em duas fileiras, sendo divididas por um imenso gramado. No espaço verde, são realizados eventos, shows e passeatas.

Outros locais também podem ser visitados, como:

Palácio do Itamaraty

Ótima parada para tirar lindas fotos e ver de perto o espelho d´gua;

Palácio da Justiça

Outra parada para fotos e apreciação do prédio.

Praça dos Três Poderes

A praça mais importante dos locais imperdíveis de Brasília onde se concentram os três pilares da democracia do Brasil:

Executivo, onde fica o Palácio do Planalto;

Legislativo, com o Congresso Nacional;

Judiciário, local do Supremo Tribunal Federal.

Panteão da Pátria

Ainda na Praça dos Três Poderes, aproveite e conheça o Panteão da Pátria. O monumento faz referência aos heróis da nossa nação. Entre eles está a homenagem a Tiradentes e Tancredo Neves.

Espaço Lúcio Costa

O museu subterrâneo faz uma justa homenagem a um dos idealizadores da Capital, Lúcio Costa. Há um acervo que traz ao público a Maquete de Brasília e informações sobre a vida do urbanista. Vale frisar que o espaço foi construído por Oscar Niemeyer, no aniversário dos 90 anos de Costa.

Museu da Cidade

Quem visita esse museu sai repleto de conhecimentos históricos. Isso porque o patrimônio traz as etapas da construção de Brasília registradas em mármores.

Palácio da Alvorada

A residência oficial do Presidente da República é o Palácio da Alvorada. Junto ao edifício está o conjunto arquitetônico: o espelho d’água e uma capela. Completando o cenário, esculturas de Ceschiatti e de Maria Martins.

Uma curiosidade: o lago da entrada é uma espécie de poço dos desejos para quem visita o local. É só jogar uma moeda, fazer um desejo e torcer para que o pedido se realize.

Ponte JK

Inspirada em uma pedra saltando na água, a ponte é sem dúvida um dos locais imperdíveis de Brasília, mais uma das grandiosas obras da cidade. Inaugurada no ano de 2002, recebeu o nome em homenagem ao ex-presidente JK. Além de ter sido considerada uma das mais bonitas pontes do mundo, ainda facilita o fluxo de carros pela região. Suas fotos ficarão incríveis nesse cenário maravilhoso!

Centro de Brasília

Para fechar o cronograma do passeio, passe pelo Centro da cidade e veja a zona residencial e comercial. É a oportunidade de fazer umas comprinhas e ver como é o dia a dia dos brasilienses.

Viu só como é possível saber o que fazer em Brasília e ainda aprender muito? Para ter uma experiência prazerosa, é importante ter o suporte de uma empresa de turismo especializada. Nós da Conhecendo Brasília levamos você por esses pontos turísticos importantes da cidade por meio de um serviço exclusivo.

Agora que já conferiu sobre o que fazer em Brasília, entre em contato conosco e garanta um tour privativo e exclusivo. De certo, seu passeio pela Capital Federal será inesquecível. Esperamos por você!