Brasília é conhecida por sua arquitetura monumental, parques, largos e também por abrigar as mais belas igrejas do país. Além de beleza e espiritualidade, há também muita cultura e histórias nas igrejas e templos da cidade. Caso vá ao Distrito Federal, não deixe de colocar essas igrejas em Brasília no seu roteiro.

Capela São Francisco de Assis

A Capela São Francisco de Assis, fica localizada no Gama, e é conhecida por muitos como Capelinha do Vale. É possível acessá-la por uma estrada que apesar de íngreme, é bem conservada, e está a 33 km da Asa Sul.

 A capela, que foi inaugurada em 2004, fica no topo de um pequeno morro com vista para um largo horizonte e é considerada como uma das igrejas mais bonitas do Distrito Federal. Possuindo uma arquitetura clássica, se tornou objeto de desejo das noivas de Brasília e de todo o país. A fila de espera para realizar o sonho de casar na Capelinha do Vale pode chegar a dois anos. Colunas, vitrais coloridos e imagens sagradas compõem os detalhes da igreja.

Localização: 1MA, Chácara 40 | Núcleo Rural Casa Grande, Brasília/DF.

Catedral Metropolitana de Brasília 

Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, e com forte influência de Marianne Peretti e Athos Bulcão, a Catedral foi o primeiro monumento a ser criado em Brasília. Inaugurada em 31 de maio de 1970, a Catedral teve seu processo de criação iniciado desde 1958. São 16 colunas de concreto num formato hiperboloide e vidros externos transparentes que dão estrutura à Catedral.

Na praça de acesso a Catedral é possível encontrar esculturas em bronze que representam os evangelistas. As esculturas são obras do artista Alfredo Ceschiatti, com a colaboração de Dante Croce. No interior do templo, estão as esculturas de três anjos, suspensos por cabos de aço. Para completar o conjunto arquitetônico, a Catedral possui um batistério em forma ovóide, que tem em suas paredes o painel em lajotas cerâmicas pintadas em 1977 por Athos Bulcão, e o campanário composto por quatro grandes sinos, doado pela Espanha.

Além da arquitetura primorosa, o designer da igreja foi projetado por Marianne Peretti, que compôs 16 peças e fibras de vidro em tons de azul, verde, branco e marrom inseridas entre os pilares de concreto. O altar foi uma doação do Papa Paulo VI, e a imagem da padroeira Nossa Senhora Aparecida é uma réplica da original que se encontra em Aparecida, em São Paulo.

Localização: Esplanada dos Ministérios, lote 12, Brasília/DF.

Ermida Dom Bosco

Outro projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, a Ermida Dom Bosco foi construída para celebrar a profecia feita sobre a construção de Brasília pelo São João Bosco. Localizada em uns dos locais mais belos da cidade, às margens do Lago Paranoá, a Ermida Dom Bosco foi a primeira obra em alvenaria construída na capital. O monumento é uma construção em forma de uma pirâmide de base inclinada, feita de mármore branco com uma cruz de metal no topo. Vale a pena visitar o mirante que atualmente faz parte de um parque de preservação ecológica, e é o local ideal para apreciar o pôr do sol e contemplar a cidade.

Localização: SEDB, Lago Sul, Brasília/DF.

Santuário Dom Bosco

A igreja mais famosa de Brasília e eleita uma das sete maravilhas da cidade de Brasília, reúne milhares de peregrinos e turista ao longo do ano para conhecê-la. O exterior do Santuário é todo em concreto e formado por 80 colunas de 16 metros de altura cada. No interior, os fiéis relatam a sensação de estarem sob um céu estrelado.

Projetado e construído como uma homenagem ao padroeiro da cidade, Dom Bosco, o Santuário é composto por 1,6 mil metros de vitrais que oscilam em 12 tons de azul. Além dos vitrais, também é possível encontrar uma arquitetura deslumbrante e única. Com portas de bronze, lustre central feitos de vidro de murano e cruz esculpida com 8 metros de altura no altar são só algumas das preciosidades que habitam o santuário. Se você foi à Brasília e não visitou o Santuário Dom Bosco, certamente precisará voltar.

Localização: SEPS, quadra 702, Asa Sul, Brasília/DF.

Igrejinha Nossa Senhora de Fátima

Apelidada de igrejinha pelo tamanho pequeno e por acomodar apenas sessenta lugares, a Igreja Nossa Senhora de Fátima foi inaugurada em junho de 1958 e foi a primeira construída em área residencial. Mais uma obra de Oscar Niemeyer, a sua arquitetura lembra o chapéu de uma freira. Nas paredes externas, pode-se ver figuras estilizadas da Pomba do Divino e da Estrela da Natividade, construídas em azulejos pelo artista Athos Bulcão, mais uma das igrejas em Brasília.

Localização: SHCS Sul, 307/308 Asa Sul, Brasília/DF.

Santuário da Mãe Rainha Schoenstatt

O Santuário da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt possui arquitetura simples, porém encantadora. Localizada no norte de Brasília, pouco depois da Torre Digital, possui paredes brancas, janelas de vitrais coloridos e um sino no topo para fechar a obra. No interior, o Santuário acolhe apenas 40 pessoas, porém, do lado de fora, possui uma área construída de 70 mil metros quadrados. A área externa é formada por jardins que levam até uma vista panorâmica da cidade.

Localização: Rodovia DF 001, km 04, EPCT Leste. Lago norte, Brasília/DF.

Catedral Militar Rainha da Paz

Pertencente ao Ordinário Militar do Brasil, a Catedral Rainha da Paz foi construída a partir da estrutura de palco montada para receber o Papa João Paulo II, em outubro de 1991. Essa outra obra-prima do arquiteto Oscar Niemeyer se destaca no Eixo Monumental Oeste, com seu formato de barraca de campanha. 

Localização: SMU, Brasília/DF.

Tempo da Boa Vontade

O Templo da Boa Vontade é uma espaço que reúne espiritualidade, arte e cultura. O Templo, que completou neste ano mais de três décadas de história, é considerado como uma das sete maravilhas de Brasília.

Localização: SGAS I, Asa Sul. Brasília/DF.

Santuário Menino de Jesus de Praga

O Santuário é um dos maiores de Brasília, com capacidade para 10 mil fiéis, possui três pavimentos e uma torre frontal com 50 metros de altura. Uma de suas atrações é o maior quadro em alto relevo do mundo, que retrata a Santa Ceia e fica localizado atrás do altar.

Localização: St. Norte Eq 2/4 – Brazlândia, Brasília/DF.

Essas são só algumas das maiores igrejas em Brasília e que merecem atenção especial na visita. Coloquem na agenda e não perca esse encontro de beleza e fé desses templos. Conheça um roteiro de um dia para usufruir ao máximo Brasília. Se preferir faça agende seu tour agora!