Ao fazer uma viagem, muitas pessoas preferem conhecer os pontos turísticos por conta própria. Por outro lado, a presença de um guia de turismo é essencial para dar segurança e manter os visitantes bem informados. Por ser um profissional treinado, ele certamente fará toda a diferença ao direcionar seu passeio por Brasília.

Para entender melhor sobre as vantagens em ter um guia de turismo e ainda aprender por meio de dicas como escolhê-lo, continue lendo o post.

Vantagens em ter um guia de turismo

Devido ao avanço tecnológico, muitos turistas fazem um planejamento somente por meio de aplicativos para orientá-los nas viagens. Apesar de ter sua importância, o fato é que nada pode substituir a presença e o serviço de um profissional da área de turismo.

As vantagens em contratar esse profissional são:

  • saber indicar os caminhos mais adequados por conhecer bastante a região;
  • Priorizar o tempo e planejar o tour de forma personalizada de acordo com os interesses dos turistas;
  • Trazer informações detalhadas e pertinentes a cada local visitado;
  • perceber as condições climáticas favoráveis a certos passeios;
  • orientar como os turistas devem se se comportar em certos locais visitados, entre outros.

Dicas para escolher um guia de turismo em Brasília

Ter carisma e afetividade com o grupo

Um guia de turismo qualificado deve ser uma pessoa com características adequadas para lidar com o público. É importante observar se o profissional tem carisma e afetividade com o grupo. De nada adianta depositar sua confiança em uma pessoa que não tenha vontade em orientar outras pessoas durante um passeio, não é mesmo?

Uma boa dica é procurar referências com conhecidos e até mesmo fazer pesquisas nas redes sociais antes de contratar o seu guia. Outra possibilidade é procurar indicações em agências conceituadas.

Demonstrar conhecimento técnico, histórico e cultural dos destinos turísticos

Para ter certeza que o seu guia conhece os pontos turísticos, veja se ele é credenciado no Ministério do Turismo. Além disso, verifique se o profissional tem experiência no tipo de serviço que ele oferece. Um exemplo disso é se ele identifica e explica corretamente sobre os diversos monumentos que existem em Brasília.

Indicar os melhores lugares sem ter interesse próprio

Valorize o guia de turismo que indica os bons restaurantes e outros comércios independente de ganhar comissão por isso. Inacreditavelmente, ainda há muitos guias que levam a certos locais só por causa da comissão. Procure ter atenção quanto à reputação do profissional que deseja contratar para evitar que parques, bares e outros locais ruins sejam recomendados, afinal seu tempo vale muito.

Ter controle sobre o grupo de turistas

Antes de contratar o guia em sua viagem, observe se ele tem controle, se é pontual e responsável. Imagina se a excursão está agendada para uma determinada hora e o profissional se atrasa? Ou até mesmo o grupo não se atenta às condutas que deve ter em certos locais?

Para evitar esses transtornos, cabe ao profissional de turismo passar de forma firme as regras e demonstrar segurança e controle para conduzir os seus clientes.

Por fim, vale lembrar que, ao escolher o guia de turismo, certamente sua viagem será inesquecível. Além disso, ampliará o seu conhecimento histórico ao visitar a cidade de Brasília, que é Patrimônio Cultural da Humanidade, título da Unesco.

Agora que você já conferiu sobre as vantagens em ter um guia de turismo em sua viagem, entre em contato conosco para contratar o serviço de um guia de confiança em Brasília. Temos experiência para cumprir a missão em levar cada turista para uma viagem de excelência. Esperamos por você!