A Esplanada dos Ministérios, localizada em Brasília, é um dos maiores pontos turísticos da cidade. Ela está ao leste do Eixo Monumental, que abriga 17 prédios e anexos com 28 andares, onde funcionam os ministérios do Governo Federal. Assim como muitos outros pontos importantes de Brasília, a Esplanada dos Ministérios foi um projeto de Oscar Niemeyer.

Em períodos festivos, esse local é um dos mais bonitos da cidade, pois a concentração das luzes natalinas ficam ali — assim como a catedral, que também recebe uma iluminação especial na época do Natal.

Ficou curioso e quer saber mais sobre como funciona a visitação, o que mais você pode encontrar, entre outras informações importantes? Então continue a leitura!

Como funciona a visitação

A Esplanada dos Ministérios está localizada no Eixo Monumental, entre a rodoviária e a Catedral Metropolitana. O espaço fica aberto para visitação 24 horas por dia e o passeio é gratuito. Porém, é preciso ficar atento, pois há alguns lugares com dias e horários de abertura específicos.

O que você encontra no local

No lado oposto do Eixo Monumental você encontra os edifícios, separados por um longo gramado, em que acontecem shows e eventos, comumente abertos para o público em geral.

Ao fundo, é possível encontrar a Praça dos Três Poderes e o Congresso Nacional. Estes, assim como o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal, a Catedral, a praça dos Três Poderes, a Biblioteca Nacional, o Teatro Nacional e o Museu da república podem receber visitas gratuitamente.

Esses lugares são grandes e com bastante conteúdo e, por isso, a recomendação é que você reserve um dia inteiro para apreciar tais espaços.

Congresso Nacional

O Congresso Nacional chama atenção tanto por dentro como por fora. A começar pela arquitetura do prédio em formato da letra H, com a bacia voltada para baixo (Senado Federal) e para cima (Câmara dos Deputados). Todos os dias é possível visitar esse lugar — inclusive nos feriados — porém, recomendamos ir nos sábados e domingos pois não há necessidade de agendamentos das 9:30 às 17:30, sem interrupções, a cada 30 minutos.

Palácio do Planalto

Esse espaço só fica aberto ao público aos domingos, das 9:30 às 14 horas. São formados grupos por ordem de chegada com cerca de 30 pessoas, que recebem informações sobre a arquitetura do lugar, sua história, obras de arte etc.

Supremo Tribunal Federal

Qualquer cidadão tem o direito de visitar o STF, inclusive aos fins de semana ou feriados. As quartas e quintas, das 14 às 18 horas ocorrem sessões do Supremo que são públicas. Nessas ocasiões a sugestão é usar um vestuário mais ‘’dress code’’, ou seja, roupas formais, e estar preparado para apresentar um documento de identificação com foto.

Museu Nacional

Também conhecido como Museu da República, o Museu Nacional tem um desenho ousado, projetado por Niemeyer: como se fosse uma grande bacia voltada para baixo, em formato de cúpula.

A cidade de Brasília, além de linda, organizada e cheias de obras de arte, tem um enorme valor histórico e cultural, sendo a visita à Esplanada dos Ministérios um dos passeios mais interessantes, representando o desenvolvimento do turismo cívico.

Então, ficou interessado em conhecer o espaço? Entre em contato com a gente e marque sua visita por meio de um city tour exclusivo!