Você sabia que Brasília é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade? A cidade, com os seus 112,25 quilômetros quadrados de área tombada, recebeu o título da Organização das Nações Unidas para Educação (Unesco), em 1987, e é o único bem contemporâneo a receber essa nomeação.

Quer saber quais são os principais aspectos culturais de Brasília? Continue a leitura e aprenda mais sobre os monumentos históricos da cidade, a cultura popular e o Cine Brasília, que se destaca como uma das principais construções da capital brasileira. Confira!

O Catetinho

O Catetinho foi a primeira residência presidencial em Brasília, com Juscelino Kubitschek e, em 2016, completou 60 anos. O espaço é um pequeno museu a céu aberto para visitação do público, foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e é rodeado por uma área de preservação do cerrado.

O que poucos sabem sobre o lugar é que ele foi abrigo para os pioneiros que trabalhavam na construção da capital, em abril de 1960. Seu nome foi dado pelo violonista e seresteiro Dilermando Reis, e faz referência ao Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, ex-sede do governo federal.

O Museu Vivo da Memória Candanga

O que inicialmente era o Hospital Juscelino Kubitschek, hoje funciona o Museu Vivo da Memória Candanga. Ele é formado por uma alameda de casas coloridas que lembram cidades do interior e também possuí um bosque de árvores frutíferas, que dão uma maior sensação de aconchego aos visitantes.

O museu é composto por edificações históricas, objetos e fotos antigas que narram a história da cidade, desde a sua inauguração até os dias atuais. Além disso, o acervo também é composto por peças de artesanato e arte popular, integrantes da ‘’Casa do Mestre Popular’’ e da exposição ‘’Renovação e Tradição — Novos Caminhos’’.

Casa do Cantador

O espaço, também conhecido como Casa da Poesia, é um dos aspectos culturais de Brasília e conta várias histórias. Por exemplo, é palco de apresentações de grandes nomes da cultura nordestina, culinária dessa mesma região, além de oficina de música e trabalhos de inclusão digital. Ainda, há uma biblioteca batizada de “Patativa do Assaré”, onde é possível encontrar cordéis e obras de autores, como Jorge Amado e Ariano Suassuna.

Cine Brasília

Esse local, também construído pelo arquiteto Oscar Nieymeyer, foi inaugurado em 22 de abril de 1960, dentro da programação que celebrava a transferência da capital do país. Ele foi incorporado ao lazer dos pioneiros, para oferecer novas oportunidades de entretenimento.

Atualmente, o Cine Brasília mantém em sua programação o lançamento de filmes nacionais, mostras estrangeiras, debates, fotografias, lançamento de livros, cartazes etc. Tudo isso para contribuir com um maior enriquecimento cultural da plateia.

Além disso, existem diversos outros aspectos culturais em Brasília que foram criados para valorização da história e cultura que valem a pena ser visitados. Basta você se interessar para conhecer.

Gostou do texto sobre os aspectos culturais de Brasília e quer aprender mais sobre a cidade? Aproveite e confira o nosso post sobre o que você pode fazer na cidade à noite e divirta-se!