Brasília é o destino de quem deseja conhecer um pouco mais sobre a história política do Brasil. Afinal, são diversos prédios e monumentos históricos que encantam quem passa por lá. Entre os lugares mais procurados, está a Praça dos Três Poderes. O local, além da bela arquitetura, tem muitas informações que valem a pena aprender.

Com o objetivo de ajudar você a entender melhor o centro do poder político, preparamos este texto. Aqui, você acompanhará mais informações sobre esse belo lugar na capital da República. Confira!

História da fundação da Praça dos Três Poderes

A Praça dos Três Poderes teve início com uma promessa de campanha do candidato J.K. à presidência da República. Ele disse que construiria uma nova capital para o Brasil, no cerrado brasileiro. Dessa forma, quando venceu as eleições, iniciou o plano de construir Brasília.

Para isso, contratou Lúcio Costa para a elaboração do projeto urbanístico. Entre as propostas, estava elaborar uma cidade dividida em áreas norte e sul. Já no grande corredor de jardins, que divide as zonas, foi construída a Praça dos Três Poderes. A escolha do nome da praça se deve ao fato de o local ter as 3 esferas do governo:

  • Executivo, constituído pelo Palácio do Planalto;
  • Legislativo, representado pelo Congresso Nacional;
  • Judiciário, retratado pelo Supremo Tribunal Federal.

O complexo é estruturado ao longo de uma praça que termina no eixo monumental da cidade. Centralizado fica o Museu da Fundação de Brasília, única construção adicionada ao projeto final da praça. Ainda completam o local importantes esculturas e outros monumentos que contam a história de Brasília.

Prédios na Praça dos Três Poderes

Palácio do Planalto

Representante do Poder Executivo, o Palácio do Planalto desponta com sua bela arquitetura. O projeto assinado por Niemeyer tenta apresentar uma imagem moderna e simples, o que faz lembrar um templo grego, com suas pilastras “protegendo” o poder político. O prédio tem seu nome oficial de “Palácio dos Despachos”, apresenta 4 andares e outros anexos ligados.

É no prédio que o Presidente do Brasil trabalha e onde fica a famosa rampa que já recebeu grandes medalhistas do esporte. Você pode ver bem de perto esse importante local de valor histórico. Para isso, é preciso agendar uma das visitas guiadas. Os passeios acontecem nas manhãs de domingo até as 14h.

Congresso Nacional

Aos fundos do Planalto, você encontra o Congresso Nacional, sede do Legislativo. Os deputados e senadores realizam seus trabalhos no local. A arquitetura, no estilo de Oscar Niemeyer, impressiona pelos traços singulares. Para visitar os prédios, não é necessário agendar e o passeio tem duração de uma hora. Durante a visita, caso seja em um dia de semana, é possível até assistir a uma etapa da sessão na Câmara dos Deputados.

Uma curiosidade é o fato de não haver cadeiras para todos os deputados sentarem. Apenas há lugares marcados para os líderes da Câmara, diferentemente do Senado, que tem assentos para todos os políticos. Outro fato interessante é a entrega de um cartão-postal do Congresso aos visitantes, que aguardam a abertura da entrada.

Supremo Tribunal Federal

Por último, temos o prédio do Supremo Tribunal Federal, onde está a sede do Poder Judiciário. O edifício do STF apresenta o mesmo estilo arquitetônico de outros edifícios que compõem a praça. No local, atuam os 11 ministros que decidem sobre as possíveis contestações na aplicação das leis.

Para conhecer a mais alta Corte do Brasil, basta ir nos sábados, domingos e feriados entre as 10h e as 15h30. Já nos dias de semana, é preciso agendar. No dia da visita, basta assinar um livro com os dados pessoais para entrar no prédio. Com o acesso, o guia conduz as pessoas aos diversos salões e à sala dos julgamentos. É possível até tirar belas fotos enquanto faz o passeio.

Centro Cultural Três Poderes

Espaço Lúcio Costa

Ainda no complexo da Praça dos Três Poderes, está o Espaço Lúcio Costa. Inaugurado em 1992, foi uma homenagem ao urbanista por seus 90 anos. No local, há um grande acervo sobre a história da construção de Brasília.

Museu da Cidade de Brasília

O Museu da Cidade de Brasília é outro espaço cultural que vale a pena visitar. Apesar de ser pequeno, tem uma valiosa amostra. Por lá, os turistas conferem uma exibição de anotações do ano da fundação da cidade. De certo, você vai conhecer muitos aspectos culturais de Brasília.

Panteão da Pátria

O Panteão da Pátria foi construído em homenagem ao ex-presidente Tancredo Neves. O memorial conta a história da figura política e também honra outros heróis nacionais e é bastante visitado pelas pessoas que vão à Brasília.

Outra importante obra assinada por Niemeyer é a Pira da Pátria. O monumento de concreto faz parte do Panteão. A inauguração foi no aniversário da capital, no ano de 1987. Na época, José Sarney era o presidente da República e acendeu a chama. Diversos atletas que formavam a Marinha, o Exército, a Polícia Militar e a Aeronáutica transportaram o fogo ao local. Quando a Pira está acesa, simboliza os importantes personagens de nossa história.

Esculturas

Candangos

Já em relação às esculturas, destaca-se principalmente a dos Candangos. A obra, idealizada por Bruno Giorgi, tem como nome oficial “os Guerreiros” e foi criada com o objetivo de homenagear os operários que trabalharam na construção da cidade. As estátuas foram esculpidas em bronze e ficam na Praça dos Três Poderes.

A Justiça

No ano de 1961, Alfredo Ceschiatti inaugurava a escultura “A Justiça” para compor a frente do STF. A alegoria representa o que se propõe ser o veredito da justiça: imparcial. A imagem representada é a da deusa grega conhecida pelo nome de Themis, guardiã da lei.

Mastro e Pavilhão Nacional

Criado por Sérgio Bernardes, o mastro contém a maior bandeira hasteada do planeta. Todo primeiro domingo de cada mês, ela é substituída em uma cerimônia especial que vale a pena conferir.

Como você pôde ver, a Praça dos Três Poderes tem muita história para ser aprendida e monumentos para serem admirados. Há também passeios pelos diversos prédios, que, se guiados por pessoas capacitadas, vão transmitir a rica cultura da região. Para isso, conte com os serviços de city tour privativo. Dessa forma, sua experiência por Brasília será inesquecível!

Agora que você já acompanhou um pouco sobre o que encontrar na Praça dos Três Poderes, leia também sobre o que fazer em Brasília em um dia. Até a próxima!