Viajar é bom o ano inteiro, ainda mais quando você faz isso em uma cidade rica em cultura, história, que começa com uma construção inteiramente planejada, como é o caso de Brasília. Para aproveitar ao máximo esse momento, é preciso se preparar e descobrir como é o clima de Brasília. Qual seria a melhor maneira senão buscar se informar sobre as características gerais da região?

Sentiu curiosidade e quer saber mais sobre a cidade? Não se preocupe! Vamos detalhar como é o clima em Brasília e trazer informações sobre a temperatura média em cada estação do ano, qual o período mais seco, o mais chuvoso etc. Confira!

Características gerais da região

Antes de mergulhar no clima em Brasília, é preciso aprender algumas características gerais. Por exemplo, o ambiente da cidade é tropical com estações secas. As temperaturas mensais são, em média, superiores a 18°C e a precipitação é de 1540 milímetros anuais. O período chuvoso se concentra entre os meses de outubro e abril e ocorre sob a forma de chuva forte e, esporadicamente, de granizo.

Durante o período de seca, entre maio e setembro, os níveis de umidade relativa do ar costumam cair bastante, muitas vezes ficam abaixo de 30%. De forma geral, as pessoas classificam o clima de Brasília como o de uma savana, onde, geralmente, o verão é bastante chuvoso e o inverno seco.

Período seco

No início dele, entre maio e junho, a umidade do ar ainda está acima de 50%, o que corresponde a um clima bastante agradável. É possível observar um lindo pôr do sol, com tonalidades do vermelho ao violeta e tons de verde. Vale lembrar a fama de Brasília devido a esse quesito, é um dos maiores destaques da cidade. Na época da seca, a temperatura também começa a cair e algumas noites são frias.

No fim da estação seca — entre agosto e setembro — as recomendações são para turistas e moradores da cidade reforçar a hidratação para evitar alguns sintomas em decorrência da baixa umidade do ar nessa época.

Período chuvoso

As chuvas do começo desse período se iniciam timidamente e são apelidadas de “chuvas das mangas”, pois coincidem com o começo da frutificação das mangueiras — árvores muito comuns na região. Também é nessa época que as plantas, principalmente a grama, começam a ficar verde e tornar o visual de Brasília muito mais agradável. Além de aparecerem as cigarras, outro destaque na cidade. Em locais de muitas árvores, o barulho do canto pode atingir 80 decibéis.

Depois, com o passar do tempo, as chuvas vão se intensificando e, mesmo com a temperatura mais alta, elas conseguem amenizar a sensação térmica. Principalmente no horário da madrugada. Na transição do verão para o outono, há novos conflitos atmosféricos. Há faíscas e chuvas com ventania, além do céu inteiramente coberto.

Independentemente da estação do ano e de como é o clima em Brasília, a cidade tem muitos pontos fortes e merecem ser visitados o ano inteiro. Além disso, as recomendações de caprichar na hidratação e na proteção solar servem para todas as épocas.

Você gostou de saber como é o clima em Brasília? Então, veja agora como escolher um guia de turismo de confiança na cidade!