Primeiramente existe uma frase que diz: ‘’não conhecer o passado é viver no escuro’’. Como a capital do Brasil é uma cidade que até a sua construção conta histórias de fases importantes do país, imaginamos que um city tour em Brasília é tudo que quem gosta de viajar e se conectar com o passado precisa.

Entretanto, para que esse passeio seja o mais proveitoso possível, o ideal é que o seu tour seja exclusivo. Isso inclui guias privativos, roteiro personalizado e horários flexíveis.

Tendo esses serviços, a city tour em Brasília valerá mais a pena. Mas ainda temos muitos outros motivos para te convencer a conhecer a cidade. Confira!

Palácio do Planalto e os acontecimentos marcantes

O Palácio do Planalto, onde está localizado o gabinete presidencial, foi um dos primeiros locais construídos em Brasília e é marcado por histórias.

Foi lá que ocorreu a inauguração da cidade e simbolizou a transferência da Capital Federal para o centro do país.

Foi lá também que a Seleção Brasileira de Futebol comemorou o penta na última grande vitória pela Copa do Mundo. A comemoração contou com o trio elétrico de Ivete Sangalo, o grupo Olodum, os jogadores recebendo medalha de Ordem Nacional do Mérito e muita festa.

Além disso, o Palácio abriu uma exposição com documentos históricos do nosso país. Isto inclui documentos como a Lei Áurea e a Constituição de 1824.

Arquitetura Modernista

Para quem gosta de observar detalhes, ver de perto a arquitetura de Brasília pode ser uma excelente experiência.

A cidade foi construída com o intuito de trazer orgulho à nação e recebeu influências futurísticas para simbolizar os desejos para o futuro.

Da mesma forma seus prédios mais importantes são como templos à justiça, equilíbrio dos três poderes, liderança do chefe do estado e integração dos órgãos do executivo.

A rampa do Palácio do Planalto simboliza uma forma de os problemas chegarem ao local suavemente, sem os solavancos de degraus da escada, até nisso pensaram.

Pontos atrativos

Somente considerando a arquitetura se pode destacar alguns pontos em Brasília:

  • A Catedral, que tem um formato singular e é considera por muitos a obra número 1 de Niemeyer. Lá ainda é possível ‘’brincar’’ com a acústica do local.
  • O Catetinho, onde se conserva as instalações do presidente Juscelino Kubitschek.
  • O Museu Nacional, que tem o formato semiesférico que lembra o de uma nave. O espaço insere Brasília no circuito das artes e expõe artistas renomados.
  • O Palácio da Justiça, que tem cascatas caindo da parede. Se você der sorte, elas estarão funcionando e você verá a água caindo.
  • O Parque da Cidade, com várias opções de lazer, que foi construído para preservar a área verde do local, e é um dos maiores do mundo. 
  • A Maquete de Brasília, no Espaço Lúcio Costa. Ela é enorme e permite ver todos os detalhes da cidade.

Opções gastronômicas para o city tour em Brasília

Um dos restaurantes mais requisitados é o Mangai. Certamente o espaço oferece comidas típicas do Nordeste e tem variedades de pratos e sobremesas.

Enquanto você aproveita a refeição, consegue ver outro ponto turístico, o lago Paranoá e a Orla da ponte JK (eleita em 2003 como a mais bonita do mundo). O lago é um dos pontos que rendem curiosidades e histórias indígenas.

O japonês Soho também é uma ótima opção que tem o Paranoá como vista.

Outras sugestões:

Curiosidades da capital

  • Metade da população que reside na cidade vem de outras regiões. Sendo 25% delas nordestinas, que foram fundamentais para a construção da capital.
  • Foi considerada em 2016 a 106ª melhor cidade do mundo para se viver.
  • A bandeira hasteada na praça dos poderes é a maior do mundo, com 286m².

Entre a recorrência de indicação pelos turistas, além dos pontos citados, estão a Praça dos Cristais e a Torre da TV, levando em conta o pôr do sol. O palácio da Alvorada, Itamaraty e a Ermida Dom Bosco também foram sugeridos para o city tour em Brasília.

Gostou das nossas informações? Então compartilhe este post nas redes sociais e ajude os seus amigos a terem acesso também!