Os pontos turísticos de Brasília encantam os visitantes com suas arquiteturas e construções belíssimas.

A capital brasileira desperta interesse de muitos turistas por ser uma cidade que foi totalmente planejada antes de ser construída.

Imagine ter o privilégio de conhecer um local repleto de monumentos assinados por grandes nomes, como Oscar Niemeyer e Lúcio Costa? Estando em Brasília isso é possível!

Para saber mais sobre o que ver pela cidade, preparamos este post com 6 dos principais pontos turísticos de Brasília. Confira!

1. Congresso Nacional

Vamos começar pela sede do governo: por lá você encontra o Congresso Nacional e o prédio do Legislativo Brasileiro. O que atrai a curiosidade de muitas pessoas, certamente, é a genialidade da construção feita pelo grande arquiteto, Oscar Niemeyer.

São dois prédios em forma de “H” com 28 andares, além das duas cúpulas, sendo uma maior e convexa, e outra côncava e menor. Ambas abrigando outras instituições governamentais: a Câmara dos Deputados e Senado Federal, respectivamente.

Quer conferir bem de perto e ainda ter a oportunidade de acompanhar as sessões de nossos governantes? Se a sua resposta for sim é só fazer uma visitação, que é guiada e com entrada franca.

2. Museu Nacional

Saindo um pouco dos “ares políticos”, passaremos agora para a diversidade do Museu Nacional de Brasília. Por lá, é possível apreciar belas exposições itinerantes de diferentes artistas e variados temas.

Também projetada por Niemeyer, a inauguração desse centro artístico foi no dia do aniversário de 99 anos do arquiteto, com obras que retratam a sua vida e projetos. A visitação ao local é gratuita, de terça a domingo, em horário comercial.

3. Palácio da Alvorada

Retomando a visitação de locais que envolvem os nossos governantes, nada mais interessante do que conhecer a residência do presidente da República, não é mesmo? O curioso é o fato dessa moradia ter sido o primeiro prédio de alvenaria construído na capital. Além disso, teve como o primeiro morador o presidente, Juscelino Kubitschek, em 1958.

Os visitantes podem conferir as belas colunas curvas e brancas do Palácio da Alvorada gratuitamente. No entanto, é importante ficar atento aos dias de passeio no local — a visitação interna acontece às quartas das 15h às 17h, e a externa no decorrer do dia, com números de senhas limitadas.

4. Lago Paranoá

Para se refrescar um pouco e direcionar seu passeio para curtir a natureza, a dica é ir ào Lago Paranoá. Chegando lá, os turistas podem usufruir de diversas alternativas de lazer, como passeios de barco, mergulhos e banhos na Lago.

Além disso, é possível contar com uma boa infraestrutura próxima ao local, como clubes, shoppings, restaurantes, bares e outros. Não deixe de visitar!

5. Memorial JK

A capital Brasília foi idealizada pelo então presidente da época, Juscelino Kubitschek. Por isso, nada mais justo do que ter um acervo dedicado ao famoso líder político. O Memorial JK, como ficou conhecido, é um dos pontos turísticos de Brasília que mais atrai os turistas.

Entre os bens mantidos no memorial estão: medalhas, faixa presidencial, documentos pessoais e também os restos mortais do ex-presidente. As visitas para os turistas ficam disponíveis de terça a domingo, das 9h às 18h, no valor de R$ 10,00 a entrada.

6. Catedral de Brasília

Outro local de estrutura arquitetônico moderna é a Catedral Metropolitana de Brasília. Diferente dos demais templos religiosos que estamos acostumados a ver, nessa igreja é possível contemplar as formas de linhas extravagantes criadas por Niemeyer.

A iluminação durante o dia fica por conta dos raios solares que adentram através de lindos vitrais. Completando a decoração da igreja, ficam esculturas de anjos suspensos com cabo de aço. Para conhecer bem de perto, a igreja fica aberta à visitação, diariamente, das 8h às 18h.

Por fim, vale ressaltar ainda que, por meio dos diversos tipos de pontos turísticos de Brasília é possível conhecer uma parte muito importante da história de nosso país.

E então, gostou de aprender com nossas dicas para visitar Brasília? Conhece outros pontos turísticos da cidade? Deixe um comentário sobre o post. Queremos saber sua opinião!